Em primeiro lugar, vamos descobrir qual conhecimento você gostaria de compartilhar. Detalhar o assunto que vai tratar é uma das coisas mais importantes antes de como criar um blog em 30 dias
Se você quer um blog pessoal para compartilhar “suas coisas” de vez em quando como um diário, tudo bem, pode pular para o passo 4. Lá eu ensino sobre as plataformas pagas e gratuitas para você decidir o que é melhor para seu caso.
Aqui estamos tratando de 2 tipos de blogs
- Blogs pessoais, com assunto direcionado
- Blogs sobre produtos e serviços
Blogs Pessoais com assunto direcionado
Esse é o mais comum, milhares de pessoas pelo mundo escrevem sobre os assuntos que mais gostam, muitos acabam transformando seus conhecimentos em profissão. Se esse é seu caso ou talvez seu sonho, preste bastante atenção na hora de escolher sobre o que vai escrever, pois, a probabilidade perder o interesse é grande.
Blogs sobre produtos e serviços
Se você escolheu criar um blog sobre um produto ou um serviço, você tem que acreditar nele. Conhecer ao máximo todos os aspectos ligados ao assunto. Estar atualizado sobre todas as novidades do negócio e disposto a estudar cada dia um pouco mais.
Os dois exigem muita dedicação, pois sem conteúdo de qualidade nenhum, blog, site ou mesmo redes sociais sobrevivem.
Blog de Notícias
Há também os blogs de notícias, porém nosso foco é mais pessoal. Falamos de trocas de experiências.
Já tive alguns blogs naufragando em menos de 3 meses por falta de pauta. Mesmo aqueles conteúdos de busca momentâneos como fofocas ou placares de futebol, podem ficar sem assunto se não houver dedicação de quem escreve.
Para escolher o assunto você deve pensar sobre todos os aspectos da sua vida e de preferência aquele que te move. Faz você feliz em ler, assistir ou, é claro, escrever…
Dica de ouro: “Quando estiver escolhendo o assunto, tente manter de fora, qualquer crítica negativa das pessoas mais próximas. Muitas vezes, mesmo sem saber, um comentário na hora errada pode jogar água abaixo. Ah! Lembre -se esse blog é para você, não para seus familiares e amigos. Acredite, tem mais gente no mundo e muitas delas gostam das mesmas coisas que você.
Veja meu exemplo:
Criei sites e blogs de todos os assuntos que vocês possam imaginar, mas meus foram apenas 3. Com domínio registrado, devidamente hospedado (o que me custou uma grana) sobre assuntos como Moda, Futebol e Fotografia, três assuntos muito presentes em minha vida, posso dizer que são minha paixão.
Porém, são materiais os quais eu posso ficar sem. Por exemplo, se eu não ler uma revista de moda, não vou morrer por isso. Se eu não assistir à final do campeonato de Futebol, não tem importância vou saber do resultado de um jeito ou de outro. Ahhh, e a fotografia? Puxa, esse foi o que eu mais me dediquei, postava uma foto por dia e explicava as “técnicas doidas” usadas para captar a imagem, mas, quando o Instagram apareceu, foi óbvio mudar de plataforma, afinal o app é gratuito e tem credibilidade. Pronto mais um blog extinto.
Eu dediquei a maioria do tempo em que fazia esses blogs entendendo mais sobre Criação de Conteúdo, Marketing de Conteúdo e áreas relacionadas a Marketing Digital.
Construí um legado vendendo textos de todos os assuntos possíveis. O problema é que eu não estava alinhada com o que eu escrevia para os outros, definitivamente, muitos textos foram escritos sem nenhuma paixão. Estava ficando muito chato. Não tinha motivação .
Na guerra de ranqueamento, vendas, afiliados do Marketing Digital, me faltava alguma coisa. Foi refletindo friamente se ainda gostaria de viver fazendo freela ou voltar para o mundo corporativo, um insight!
O Insight sobre como criar um blog em 30 dias
“Vá ensinar as pessoas sobre Criação de Conteúdo, você passou por poucas e boas, por que não ajudar as pessoas a não desistirem de seus sonhos? Que tal criar um blog em 30 dias? Você gosta de ensinar”
Veja bem, a única preocupação que eu tinha nos textos vendidos, era se o SEO (falaremos mais a frente sobre) estava correto, o número de palavras condizia com a pauta do contratante, etc. Era um processo impessoal, mecânico. Mas para sair tudo direito eu respirava materiais sobre Criação de Conteúdo, sem dúvidas virava palestrante quando alguém perguntava algo relacionado, mas eu não percebia.
Gostava sempre de desconstruir ideias ingênuas das pessoas sobre tudo ligado ao Marketing de Conteúdo.
Como decidir?
Como eu disse, eu tive um insight, mas ele só veio de tanto eu avaliar minhas competências.
Já pensou se tem algo na sua vida que você entende e tem o prazer de falar? Sabe aquele assunto que você vira palestrante quando indagado sobre? Que tal compartilhar com milhares de pessoas seus conhecimentos e o mais legal (pelo menos para mim) aprender mais sobre o assunto todos os dias?
Essas perguntas ficaram dias martelando na minha cabeça. Até que me saltou a ideia de falar sobre criação de blogs e assuntos relacionados, entende?
Foi um processo lento e como vocês perceberam, eu caí algumas vezes. Para que você não tenha o mesmo problema, (o que não impede de repente mudar o assunto afinal reinventar é uma forma de evoluir) ou pelo menos evite dores de cabeça, tenha certeza do que você escolheu.
Esse é o primeiro passo para criar o seu conteúdo. Criar um blog em 30 dias. Conhecer o assunto que você mais gosta, se imaginar fazendo isso por muito tempo, senão não adianta. Logo enjoa e mais um blog perdido sem atualização.
Deixe um comentário